quarta-feira, 23 de abril de 2014

Série livros sobre a Amazônia - Alfred Russel Wallace - Viagem pelo Rio Amazonas e Negro

Alfred Russel Wallace, nasceu no  País de Gales, 8 de janeiro de 1823  e faleceu em Dorset, Inglaterra, 7 de novembro de 1913. Foi  um naturalista  e um dos criadores da teoria evolucionista em parceria com Darwin.  Em 1848 Wallace e Henry Bates partiram para o Brasil à bordo do Mischief. Sua intenção era coletar insetos e outros espécimes animais na  e vendê-los a colecionadores na Inglaterra, a venda de coleções era uma fonte de renda para custear as expedições. Também esperavam juntar evidências da transmutação das espécies. Wallace e Bates passaram a maior parte de seu primeiro ano coletando espécimes próximo a Belém, quando exploraram o interior separadamente, encontrando-se por ocasião para discutir seus achados. Em 1849, tiveram a breve companhia de um outro jovem explorador, o botânico Richard Spruce, junto com o irmão mais novo de Wallace, Herbert.  Wallace continuou cartografando o Rio Negro por quatro anos, coletando espécimes e tomando notas acerca dos povos e línguas que encontrou bem como a geografia, flora e fauna. Em 12 de julho de 1852, Wallace embarcou rumo ao Reino Unido no navio  Helen. Após vinte e oito dias ao mar, o bálsamo na carga do navio pegou fogo e a tripulação foi forçada a abandona-lo. A coleção inteira que Wallace levava foi perdida. Pode apenas salvar parte de seu diário e uns poucos esboços. Porém uma pequena parte de seu material ficou retida no porto de Manaus, esta se salvou. Wallace e sua tripulação passaram dez dias num barco aberto antes de serem resgatados. Durante esse período, apesar de ter perdido quase todas as suas anotações de sua expedição à América do Sul, ele escreveu seis ensaios (os quais incluíram On the Monkeys of the Amazon) e dois livros: Palm Trees of the Amazon and Their Uses e Travels on the Amazon..
Fonte: Wikipedia



Livros de Wallace sobre o Amazonas

Travels on the Amazon




A Narrative of Travels on the Amazon and Rio Negro. Alfred Russel Wallace.   Editora: Ward, Lock, Bowden and Co., 1892.  364 p.


 

A Narrative of Travels on the Amazon and Rio Negro. Alfred Russel Wallace.  1 ed. Editora: Ward, Lock, Bowden and Co., 1892.  364 p.








EDIÇÕES NO BRASIL DO LIVRO DE ALFRED RUSSEL WALLACE
  



Alfred Russel Wallace. Viagens pelos rios Amazonas e Negro. 1 ed. Ed. Itatiaia - Edusp. Belo Horizonte. 317 p. 1979.

______________________________________________________________________________





Peixes do Rio Negro - Fishes of the Rio Negro

Alfred Russel Wallace. Peixes do Rio Negro - Fishes of the Rio Negro. Edusp. 2002. 517 p




Organização: Mônica de Toledo - Piza Ragazzo. Nos últimos anos tem havido um interesse cada vez maior na contribuição do naturalista inglês Alfred Russel Wallace para a formulação da teoria da evolução das espécies de Charles Darwin. Esta publicação bilíngue (português-inglês) apresenta pela primeira vez a reprodução completa das 212 ilustrações de peixes feitas por Wallace durante sua expedição ao Rio Negro, na Amazônia, entre 1850 e 1852, e doados por ele ao Museu Britânico. O livro traz dados diversos referentes a cada um dos peixes, acompanhados de seus nomes populares e de sua classificação, além das descrições realizadas pelo próprio Wallace.

Nenhum comentário:

Postar um comentário